quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Fatos e Origem - Karate de Icó-Ceará


O Karate de icó-CE teve inicio em meados de 2010. Através de um convite da Federação Cearense de Karate – FCK o Prof. Judembergue Pereira de Sousa da Federação Paraibana de Karate veio ao município de icó ministrar aulas de karate.
A primeira aula aconteceu com apenas seis alunos, em um local cedido pelo pai de um dos alunos, com caráter temporário. Após dois meses junto com o secretario de esportes do município Alex, foi disponibilizados o Colégio Manoel Antônio Nunes no horário noturno, onde somou-se o total de 20 alunos particulares.

Passando-se seis meses, através do auxilio da Prefeitura Municipal de Icó e do então gestor Pref. Marcos Nunes, conseguimos adentrar nos projetos sociais do município (PETI e PROJOVEM), realizado no CSU – Centro Social Urbano com os jovens carentes da região. Nesse período foi realizado o primeiro exame de faixa dos alunos particulares no dia 27 de janeiro de 2011, onde apenas quinze dos vinte estavam aptos a serem avaliados.
                A partir dos projetos PETI e PROJOVEM o karate começou a ter reconhecimento e com isso o numero de alunos aumentou, chegando a ter 60 alunos particulares. No dia 10 de Junho de 2011 aconteceu o segundo exame com a participação de 40 alunos. Após essa data o karate de icó perdeu os projetos e os alunos conquistados pelo mérito destes, restando apenas o aluno Marcos Antônio Carvalho Dantas faixa vermelha, que continuou a ter aulas particular com o prof. Judembergue, graduando-se na faixa laranja no dia 22 de junho 2012, depois na faixa verde no dia 25 de agosto de 2013. Sendo esta a ultima aula realizada pelo prof. Judembergue na cidade icó.
ÉIS QUE COMEÇA UMA NOVA HISTÓRIA DO KARATE DE ICÓ
                Após 1 ano sem karate no icó o aluno da ASKAI – Associação de Karate de Iguatu, Leandro Teixeira faixa amarela reuniu os antigos alunos de karate de icó, dentre eles Marcos Antônio, Jessér de Lima, Jarbas, Raul, Gleydson Cosmo e Bubu, onde ele nos apresentou o Prof. Osmar de Carvalho Negreiros da ASKAJA – Associação de Karate de Jaguaribe, nos dando assim uma nova visão do que é o real sentido do karate-do. As primeiras aulas foram realizadas na Academia Bem Estar disponibilizado pelo proprietário Jairo Almeida, com aulas realizadas aos sábados. Com o Prof. Osmar foi possível elevar o nosso conhecimento marcial e pessoal, vendo o quanto se beneficia quando o individuo consegue associar o karate ao seu cotidiano, tirando a ideologia que os ensinamentos do karate acontecem apenas no Dojo, mais sim que são ensinamentos para vida inteira.
                Com a boa índole do professor e seu excelente método de ensino fomos contemplados com a primeira participação feminina no karate de icó. Dentre elas Maria Luiza, Nivia Cristina e Nilda Faustino, percorrendo-se um período de 6 meses o karate de icó teve um grande auxilio não somente do prof. Osmar, mais também do prof. Carlos e dos Membro da ASKAJA, a qual vinham ao icó participar dos treinos, incentivando e repassando suas experiências, já que vários são grandes campeões em varias modalidades do karate estadual e nacional.
                No dia 14 de Fevereiro de 2015 foi realizado o 1º Exame Oficial da ASKAIC pela FCK – Federação Cearense de Karate, constando na banca examinadora Prof. Osmar Negreiro 3º Dan, Prof. Carlos 1º Dan e coordenando o exame Magno Victor Faixa Marron, onde 7 alunos foram qualificados, graduando-se na Faixa Amarela: Nivia Cristina, Nilda Faustino, Hamilton Rocha, Faixa Vermelha: Leandro Teixeira e Edilson, Faixa Laranja: Jessér de Lima e Faixa Roxa: Marcos Antônio, o evento foi realizado com a ajuda da academia bem estar, organizado pelos mesmo alunos se que graduaram, contando com a presença dos familiares e amigos, mostrando assim o esforço e a dedicação de cada um para aperfeiçoa-se e evoluir no caminho escolhido.
                A ASKAIC encontra-se atualmente engajada no ensino de novos alunos, contando com um projeto piloto elaborado pelos alunos da associação juntamente com a Escola Mundo Magico, projeto este que disponibilizou 20 vagas gratuitas para alunos entre 8 e 16 anos, com intuito de formar jovens mais disciplinados na moral e no caráter segundo os ensinos do karate-do. Com isso a ASKAIC continuara a percorrer novos horizontes, superando as dificuldades e seguindo um caminho rígido e sereno... Oss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário